0 %
6 Motivos Para Pensarmos Em Uma Alternativa Para Energia Elétrica
Fábio Cesar

Saiba mais sobre os motivos que nos levam a pensar em outras fontes de energia

Olá,Começo o post de hoje com algumas reflexões. Você já parou para pensar se corremos o risco de sofrer apagões? Será que os recursos utilizados atualmente para produção de energia elétrica são infinitos? Estamos preparados para um aumento de demanda? Veja a seguir algumas respostas que podem nos dar um novo olhar sobre a necessidade urgente de buscar uma alternativa à energia elétrica.

1. CRESCIMENTO POPULACIONAL

Estima-se que a população global tenha chegado a 7,7 bilhões em abril de 2019, e a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que este número atingirá 11,2 bilhões em 2100. Com o crescimento da população a demanda por energia elétrica cresce também. Além disso a automação de funções que antes eram feitas por seres humanos exige mais energia elétrica.

Especificamente no Brasil, a população cresceu 12% nos últimos 10 anos, além disso ainda hoje existem diversas áreas do Brasil que não contam com energia elétrica onde governos fazem esforços para incluir os desfavorecidos.

2. AQUECIMENTO GLOBAL

Já sabemos que o gás carbônico oriundo da queima de combustíveis fosseis pode ser responsabilizado por um dos principais motivos do aquecimento global conforme diversos estudos. Muitos países ainda queimam combustíveis fosseis para produção de energia elétrica e aqui no Brasil não é diferente. Conforme gráfico abaixo enxergamos que pelo menos 15% da energia que usamos vem da combustão de gás natural, petróleo, carvão mineral entre outros combustíveis.

3. RETOMADA ECONÔMICA

Historicamente sofremos com apagões em momentos de alta atividade da econômica, em 2001 na era do Presidente Fernando Henrique, e mesmo depois do investimento em produção e distribuição de energia elétrica vinda das hidrelétricas, tivemos apagões nos governos subsequentes, principalmente na época de alta atividade industrial e economia aquecida que demanda muita energia. Com a modernização de processos hoje em dia que dependem de funcionamento de máquinas, crescimento econômico vem acompanhado de aumento na atividade industrial que por consequência aumenta o consumo de energia elétrica. Atualmente importamos quase 5% do consumo local, não produzimos tudo que consumimos e nossa demanda vai aumentar.

4. DEPENDÊNCIA HÍDRICA

Como dependemos atualmente da energia elétrica produzida pelas hidrelétricas notamos que o investimento em hidrelétricas não acompanhou o crescimento da demanda. Além disso, com as mudanças climáticas tem chovido cada vez menos onde tem que chover para manter os reservatórios em níveis seguros, inclusive sofremos com a implementação de bandeiras tarifarias em nossa conta de luz devido a isso. Estamos dependendo energeticamente de um recurso natural que sofre variações e nos últimos tempos vem dando sinal de que pode não se manter estável para produção de energia.

5. ARMAZENAMENTO DE DADOS

Hoje em dia cada vez mais vivemos uma vida digital, aliado a isso cada vez mais existem novas empresas de software e armazenamento de dados. Esses dados são armazenado em servidores de ponta que cada vez mais são mais potentes e gastam mais energia. Uma simples postagem em rede social, tem que ser armazenada em algum lugar que usa energia elétrica. Multiplicando isso aos bilhões, realmente temos que considerar que a demanda de energia elétrica aumenta vertiginosamente dia a dia.

6. CARROS ELÉTRICOS

Já em países mais desenvolvidos há uma grande parte da frota de carros elétricos e postes para plugar os carros para carregar. Com a evolução da tecnologia destes carros, hoje temos já no Brasil carros mais baratos e com grande autonomia. Como toda novidade tecnológica, em poucos anos vai se tornar mais comum e mais barato utilizar esses carros. Uma pequena substituição da frota de carros a combustão no Brasil por elétricos já traria uma grande preocupação para a suprimento de energia elétrica. Já temos no Brasil, patinetes, bicicletas e motos elétricas sendo cada vez mais usados. O futuro chegou!

Portanto, diante dos atuais problemas do nosso planeta temos motivos de sobra para pensar em alternativas para energia elétrica. A seguir, deixo o link de um outro artigo que vale muito a pena a leitura.

Porque Escolher a Energia Solar Para Geração De Energia Elétrica

Abraços
Fabio Cesar
Engenheiro
ENGENHARIA de PROJETOS